jornalismo

Atuou como diretor e gerente de jornalismo em afiliadas da Rede Globo em Minas Gerais, São Paulo e Sergipe. Iniciou-se na reportagem, mas ocupou a maior parte do tempo a função de editor e idealizador de reportagens especiais, exibidas em programas como Globo Repórter e Globo News Especial. Atualmente é o diretor editorial do Observatório da Imprensa.

Veja trechos dos principais projetos especiais:

  • Sertão Paulista: direção da série de 25 episódios exibidos pela EPTV/Central em 2017. Resultante de uma parceria entre a empresa e o curso de imagem e Som da UFSCar, a série traça um percurso histórico das cidades paulistas de São Carlos, Rio Claro e Araraquara, utilizando-se de recursos de teledramaturgia e computação gráfica.

  • Mapa da Mina: Produção sobre brasileiros no exterior, gravado pela EPTV e exibido em duas edições do programa Globo Repórter.

teleVISÃO

  • São João da Gente: direção de duas séries de reportagens em 2015 e 2016, exibida pela TV Sergipe e no programa “Globo News Especial”. A edição de 2016 foi pensada como projeto transmídia, incluíndo blog no G1.
     

  • Coração Caipira: direção Artística do DVD “Coração Caipira” em homenagem à Tinoco. O show em que o cantor se faz acompanhar pelo violeiro Mazinho Quevedo foi gravado ao vivo no Teatro Pedro II, em Ribeirão Preto, além da produção de uma revista com dados biográficos da carreira de Tinoco e partituras das músicas do show.

DIGITAL

23.10.2018

A box UFSCar é uma plataforma multimídia que reúne cursos de especialização e de capitação, eventos, simpósios e congressos oferecidos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A nossa missão é facilitar o acesso a essas oportunidades a todos que se interessam pelo aperfeiçoamento profissional e o conhecimento científico produzido pela instituição. A box também produz conteúdo de divulgação científica a partir de temas...

23.10.2018

A websérie Cartas na Mesa traz os principais temas do universo jornalístico em um debate com profissionais de renome na área. A cada episódio, dois jornalistas discutiram assuntos como ética, democracia e desinformação, guiados por perguntas organizadas em cartas na mesa. Cada episódio da websérie tem cerca de 30 minutos de produção. Além do conteúdo em vídeo, o trabalho é complementado por perfis dos jornalistas particip...

11.09.2017

Tom Jobim, maestro soberano, já dizia: Chico Buarque é craque; tem seu lugar assegurado entre os maiores na história da canção e também da literatura brasileira. O que se busca aqui é observar um outro campo de atividade em que o artista vem se destacando: a forma de atuação nas redes sociais e na relação com o jornalismo. As estratégias de divulgação do novo disco “Caravana” trazem novos dados ao debate que acrescentam algo e...

17.08.2017

O tradicional filtro feito pelos editores hoje está nos algoritmos e nas palmas das mãos de todos. As páginas dos artistas preferidos nos chegam para a curtida e compartilhamento. A antiga mediação entre os jornalistas e artistas não faz mais sentido e, diante desse contexto, é bom retomar uma pergunta básica: pra que serve o jornalismo cultural no mundo contemporâneo?

Please reload

impresso

27.07.2017

Uma reportagem sobre a história da capa do disco "Urubu" de Tom Jobim, publicada na Revista Terra da Gente no verão de 2007. O repórter entrevistou o fotógrafo Januário Garcia, saltou de asa delta da Pedra da Gávea e contou histórias sobre a relação de Tom Jobim com o mestre do ar.

25.07.2017

Um poema sintético em três versos, um olhar sobre a natureza. A reportagem foi publicada na revista Terra da Gente em setembro de 2007 e traz os ensinamentos dos mestres do haicai sobre como se constrói esse gênero poético milenar.

23.07.2017

Um pequeno tratado sobre a linguagem afetiva das imagens que circulam nas redes sociais publicado na Revista Cumbuca de Aracaju-SE. O texto entre a crônica e o ensaio mistura reminiscências pessoais com reflexões sobre o lugar da imagem nas narrativas contemporâneas.

Please reload

© 2017 Pedro Varoni. Todos os direitos reservados. Produzido por Editora Casa da Árvore.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon