BIO

Pedro Henrique Varoni de Carvalho é jornalista, professor e pesquisador. Nascido em Muzambinho - MG, em 16 de junho de 1963. Formou-se em jornalismo em 1989 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
 

Na sua cidade natal foi radialista e produtor cultural, atuou também como jornalista de cultura no jornal “Hoje em Dia”, em Belo Horizonte.

A partir de um estágio na Rede Globo Minas, no último ano de faculdade, desenvolveu uma carreira de 26 anos nas afiliadas da Rede Globo, onde desempenhou as funções de repórter, editor, chefe de redação, gerente e diretor de jornalismo. Trabalhou grande parte desse período no Grupo EPTV nas emissoras do sul de Minas, Ribeirão Preto e São Carlos. Durante dois anos e meio foi diretor de Jornalismo da TV Sergipe, em Aracaju.

Foi diretor geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2016. Exerce atualmente a função de diretor editorial do Observatório da Imprensa, cumprindo um mandato de dois anos. Produz e edita conteúdo para o portal do Observatório.

No telejornalismo idealizou, produziu e dirigiu reportagens especiais, além de participar de projetos de envolvimento comunitário.

Tem dois livros publicados. O primeiro, uma análise discursiva sobre a revista Piauí e o segundo a trajetória poética e política de Gilberto Gil.

Atuou como Professor de Jornalismo no Unis, em Varginha,

e na Universidade Tiradentes, em Aracaju. Atualmente é professor substituto no curso de graduação em Linguística, além de lecionar no curso de especialização em Conteúdos Multiplataforma, ambos na Universidade Federal de São Carlos.

Como pesquisador dedica-se a estudar as relações entre mídia, cultura e história no universo da brasilidade, bem como as transformações nos ecossistemas de mídia e jornalismo a partir das novas formas de circulação.

© 2017 Pedro Varoni. Todos os direitos reservados. Produzido por Editora Casa da Árvore.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon